• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 7 outros seguidores

  • Favoritos da WWW

  • Arquivos

Quem Somos?

Vidago, lado sul

A Vila de Vidago está situada na margem direita da Ribeira de Avelames, 15 km a SO da sede de Concelho (Chaves) e 4 km do Rio Tâmega, distribui-se irregularmente ao longo das vias – Estrada Nacional Vila Real – Chaves; Vidago – Arcossó; margens (da ribeira) do Rio Oura (afluente do Tâmega). Esta Freguesia foi constituída pela Lei nº183, de 20 de Julho de 1925, e simultaneamente elevada a Vila, desmembrando-se da freguesia de Arcossó.

Deve o seu desenvolvimento às suas águas minero-medicinais, as mais alcalinas do País e das mais características da Europa. A estância data da segunda metade do século XIX tendo sido levado a cabo a construção de um hotel –  o Grande Hotel – que ficou concluído em 1873. Mais tarde foi construído o Palace Hotel, em 1910, sendo abrigado de ventos e emoldurado num belo cenário de pendores arborizados, com um campo de golfe considerado dos melhores de Portugal.

Uma panorâmica da vila de Vidago

A maior parte da população vive da agricultura, que nesta zona, em particular, é decadente, quer em termos de produtividade, quer em método de trabalho, pelo que foi criado o Centro Agrícola Bonifácio Alves Teixeira, sob coordenação da Direcção Regional de Agricultura, onde funcionam vários cursos de formação. É uma zona de algumas carências nos domínios da habitação, comunicação, saúde, agricultura, cultura e emprego.

Texto e fotografias retirados do livro Vidago, origem e Instituições (2004) da coordenação e co-autoria de José Francisco de Resendes Carreiro com o patrocínio da Junta de Freguesia de Vidago.

Anúncios
%d bloggers like this: